Préa (Cavia aperea), curiosidades e sua importância na manutenção da biodiversidade

Conheça o Preá (Cavia aperea) saiba qual sua importância, como vive em seu habitat e sua gestação.


Préa (Cavia aperea), curiosidades e sua importância na manutenção da biodiversidade

(Erxleben 1777), conhecido como preá, é um roedor de ampla distribuição na América do Sul. No Brasil é encontrado em vários estados, principalmente no Nordeste. Mede cerca de 25 cm de comprimento, possui corpo robusto e pelagem acinzentada ou amarronzada, o que facilita sua camuflagem no meio onde vive.

O préa faz parte da ordem Rodentia (a mesma dos ratos) e da família Caviidae (a das capivaras), esta última caracterizada pela ausência de cauda (ou cauda atrofiada) e pela presença de quatro dedos em cada uma das patas dianteiras e três dedos em cada uma das patas traseiras. Acredita-se que o preá é um dos representantes atuais da espécie ancestral a partir da qual se originou a cobaia ou porquinho-da-índia (Cavia porcellus) por meio de um processo de domesticação iniciado há cerca de 6000 anos.

Habitat do Préa (Cavia aperea)

É um animal que varia muito seu habitat, podendo ser encontrado em pastagens, cerrados, caatinga, savanas úmidas e matas, mas sempre preferem locais próximos a córregos e riachos. São ágeis tanto na terra como na água e possuem hábitos noturnos; só abandonam suas tocas durante à noite, em pequenos bandos, e percorrem por trilhas que já conhecem; não costumam adentrar em áreas abertas para evitar encontros com seus predadores. São animais herbívoros, alimentando-se geralmente de capim. Seus predadores são aves de rapina, cobras, canídeos e felinos, inclusive cães e gatos domésticos.

Ciclo de Vida e sua Reprodução

Vivem cerca de 4 anos e o período de gestação dura aproximadamente dois meses, com nascimento de 1 a 5 filhotes. A fêmea pode ter duas ninhadas ao ano.

Préa (Cavia aperea), curiosidade e sua importância na manutenção da biodiversidade

Importância do Préa (Cavia aperea)

Possui grande importância na manutenção da biodiversidade, pois é predado por aves de rapina, cobras, canídeos e felinos selvagens.

Culinária

Estes animais são muito utilizados para a alimentação. Em algumas regiões do Brasil o Preá é criado e utilizado para alimentação, sua criação não demanda grandes custos e sua carne apresenta sabor agradável, sendo considerada de boa qualidade para consumo, por ser uma carne magra, com baixo teor de gordura.

Fontes:

Veja também:

» Curiosidades sobre as Abelhas e sua importância você realmente sabia?